7º GBM: Segunda Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil - Itaituba

quarta-feira, 19 de março de 2014

Segunda Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil - Itaituba

A Segunda Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil trouxe este ano, o tema “Novos paradigmas para o Sistema Nacional”. O evento aconteceu na última sexta-feira (07) no auditório do SINTEPP com as presenças da Prefeita Municipal Eliene Nunes, deputado federal Dudimar Paxiúba (PROS), Comandante do CPR X, Tenente Coronel Gibson Santiago, Comandante do 7º GBM, Major Ney Tito, representante da Defesa Civil do Estado, SGT Augusto Riller Lopes, Secretários de Governo, Coordenador da Defesa Civil Municipal Raimundo Santiago e o Adv. Emanuel Bentes, representando a (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Itaituba. Participaram também da conferência, membros dos Núcleos de Defesa Comunitária, além de representantes da sociedade civil organizada.

Esta conferência evidenciou as áreas de risco do município de Itaituba e região a exemplo do Distrito de Moraes Almeida e comunidade de Barreiras que já foram mapeadas, bem como, os trabalhos de campo e as ações preventivas da defesa civil, principalmente, no período chuvoso onde as áreas de possíveis ocorrências recebem a devida atenção. Nesse aspecto, a defesa civil de Itaituba realizou as pré-conferências nas comunidades vulneráveis, um suporte importante que visualizou as demandas dos moradores e as sugestões para minimizar ou prevenir situações de risco.

As sugestões levadas para a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil foram discutidas nos eixos temáticos que foram os seguintes: I Gestão de Riscos e Desastres, II Integração de Políticas Públicas e III Gestão do Conhecimento. Conforme Raimundo Santiago, coordenador municipal da defesa civil, este evento se traduz como uma oportunidade de o município externar suas demandas para o governo federal e ajudar nos novos paradigmas que irão dar suporte ao sistema nacional de defesa civil. Na ocasião foi realizada a escolha dos delegados que vão representar o município de Itaituba na conferência estadual de defesa civil. 
 
 
 
 
Fonte: http://gilsonvasconcelos.blogspot.com.br/