7º GBM: Cmdo do 7º GBM

Cmdo do 7º GBM

Cinco Anos e Quatro Meses de Comando do 7º GBM

No dia 1º de Junho de 2010 o TEN CEL QOBM NEY TITO DA SILVA AZEVEDO, na época Capitão, assumiu o Comando do 7ºGBM-Itaituba.
Em seu primeiro ano de comando, o mesmo deu início ao desafio de oferecer aos seus subordinados melhores condições de trabalho, mesmo com todas as dificuldades e limitações que esta UBM possui, tendo em vista ser uma das mais distantes da capital do Estado e consequentemente do Comando Geral, localizado na capital do estado. Além disso, o mesmo comandou por mais de dois anos no Quartel provisório em uma residência cedida pela prefeitura de Itaituba. E o comandante viu ali um de seus maiores desafios: viabilizar meios para proporcionar ao efetivo, condições mínimas para que pudessem desempenhar suas funções. O mesmo acompanhou de perto os primeiros passos para a construção do tão sonhado Quartel do 7ºGBM. Sonho este que só veio a se concretizar na transição do seu 2º para o 3º ano de Comando, no dia 10 de março de 2011 quando finalmente ocorreu a esperada mudança para as novas instalações.
São apenas três anos de comando, no entanto nesse breve espaço de tempo o Tenente Coronel Tito presenciou e atuou em alguns acontecimentos vultosos ocorridos em seu Comando como:
- Ocorrência no Km 30 (Fábrica de Cimento ITACIMPASA).Desmoronamento de estrutura que vitimou vários funcionários.
- Naufrágio de embarcação com turistas no rio Tapajós, vitimando uma pessoa. 
- Atuou no acidente de trânsito envolvendo duas caminhonetes que se chocaram, ocorrido na Comunidade Norte/Sul com múltiplas vítimas.
- Coordenou de forma excepcional a operação em Miritituba, onde ocorreu o tão noticiado deslizamento de terras, vitimando e desabrigando várias pessoas.
- Ocorrência da queda do Helicóptero do IBAMA, ocorrido na 2ª Rua do Bairro da Paz.
- Acidente de trânsito ocorrido na rodovia Transamazônica envolvendo um ônibus da Quaresma turismo, com duas vítimas fatais e várias pessoas feridas.
- Já no novo Quartel adquiriu um painel que ilustra as ações já realizadas pelo efetivo durante todo o período de bombeiros em Itaituba. Oferecendo às instalações do 7º GBM, um layout diferenciado dos outros Quarteis do CBMPA.
- Aquisição de vtr´s operacionais e administrativas, além de lanchas para os serviços de guarda-vidas e Defesa Civil.
- Implantou o momento gospel que ocorre todas as Sextas-feiras, com finalidade de elevar o sentimento de agradecimento a Deus por todas as bênçãos recebidas e pedir proteção para nosso trabalho.
- O mesmo repaginou e reestruturou a seção de Atividades Técnicas (SAT), para melhor atender à demanda crescente de vistorias.
- Trouxe Cursos de Adestramento e requalificação de tropa e curso de Defesa Civil. Além de está constantemente incentivando seus comandados a realizarem cursos fora do município. Enviou militares para realizarem cursos de especialização na capital do Estado e Santarém como: Curso de Vistoria Técnica  -CVT-(Sgt Francenildo, Sd´s Roneid, Amorim, Uíliane, Lopes e hijaoekes. Curso de Guarda Vidas:(Ten. Vilhena e sd’s Gilson e Dias). Curso de mergulho ( Sd Railson), Curso de salvamento em Altura ( Sd Orlando). Também enviou um militar deste 7ºGBM para a 40ªINC-BSB(Força Nacional de Segurança Pública).
- Implantou também o BLOG e uma página no Facebook do 7ºGBM, com a intenção de externar para a comunidade em geral, os trabalhos realizados por esta UBM.
- Atuação nas diversas operações: Operação veraneio, carnaval dentre outras.
- Criou um calendário em homenagem ao Dia das Mães, dia dos pais, dia dos Bombeiros, 7 de Setembro independência do Brasil.
Em formatura, o Comandante agradeceu a tropa pelo apoio prestado ao durante esse tempo e enfatizou a importância de se trabalhar com reciprocidade e comprometimento.
Disse ainda que o sucesso deste trabalho são atribuídos a Deus, a família, a tropa e a sociedade que é o nosso maior cliente e o termômetro de Excelência no  bom atendimento.