7º GBM: Curso de Defesa Civil

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Curso de Defesa Civil



Durante os dias 21, 22 e 23 de maio, integrantes da defesa Civil Estadual e Municipal reuniram-se no quartel do 7º GBM, para a realização do Curso de capacitação básica em Defesa Civil, Ministrado pelos membros da Comissão Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Major Q.O.B.M ALESSANDRA Pinheiro, chefe da divisão de apoio comunitário; pelo Subtenente do corpo de bombeiros Márcio Alberto Carvalho Da SILVA, assessor da defesa civil; e pelo Advogado João Batista Campos.
Todo o efetivo do 7º GBM participou do curso, além de representações da Defesa Civil de Itaituba e regiões circunvizinhas como Aveiro, Trairão, Jacareacanga Rurópolis, Placas e Novo Progresso.
O curso em questão teve como objetivo principal, capacitar técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itaituba, Integrantes das Secretarias, Militares do 7º GBM/Itaituba e demais agências, a realizar o planejamento, a coordenação, a mobilização e as ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil a nível municipal:
Entre os principais assuntos abordados, destacam-se: Conhecimentos Básicos e Doutrinários de Defesa Civil; Estrutura e Funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC; Formulário de Identificação de Desastres (FIDE); Cartão Pagamento Defesa Civil-CPDC; Formulário de Atuação Emergencial – DMATE; Ações de Defesa Civil; Implantação e Operacionalização de COMPDEC; Conceito de NUPDEC; Procedimento Atual para Reconhecimento de SE ou ECP; Sistema integrado de Informações sobre Desastres S2ID.
            Como forma de avaliação para a finalização do curso, os participantes foram divididos em equipes, as quais foram desafiadas a preparar e apresentar planos de contingência para as mais variadas situações.
            Ao término das apresentações a Major Alessandra tomou a palavra afirmando que defesa civil somos todos nós, e que juntos somos mais fortes em situações de extrema necessidade. O subtenente DA SILVA elogiou bastante os participantes do curso especialmente pelo empenho, afirmando que os trabalhos superaram sua expectativa.
            O Tenente Luiz, subcomandante do 7º GBM, agradeceu a presença de todos, instrutores e participantes e enfatizou o quão importante aquele momento representava para a prevenção dos mais variados tipos de desastres.
O curso foi finalizado com os objetivos alcançados e encerramento foi regado por um delicioso cofee breack.




 Redação: Sd  Bm Gardenia
  Revisão: Ten Luiz (Sub-Cmte do 7º GBM)
Fotos: Sd Bm Jonas

 Edição: Sd Bm Muniz