7º GBM: Treinamento Básico de Defesa Civil

terça-feira, 19 de abril de 2016

Treinamento Básico de Defesa Civil

No período de 30 de março a 01 de abril do corrente ano, o Comandante do 7º GBM Itaituba, Ten Cel Ney Tito da Silva Azevedo participou do Treinamento Básico de Defesa Civil realizado no auditório do quartel do Comando Geral na Capital do Estado. O referido Treinamento de Defesa Civil foi direcionado aos Comandantes de Unidades Regionais do CBMPA, que teve como objetivo capacitar comandantes das mesorregiões do estado do Pará, regulamentando e estabelecendo procedimentos básicos quanto às ações de redução de riscos (prevenção e mitigação), bem como no manejo dos riscos e desastres hidrológicos (preparação e resposta).
Participaram do treinamento os Comandantes de dezenove unidades bombeiro militar dos municípios de Castanhal, Santarém, Marabá, Barcarena, Itaituba, Tucuruí, Altamira, Redenção, Breves, Santa Izabel, Salinas, Tailândia, Abaetetuba, Vigia, Capanema, Parauapebas, Bragança, São Miguel do Guamá e Paragominas.
 Os participantes do treinamento foram enriquecidos com informações de como atuar na Defesa Civil Estadual, o que nivelou e atualizou os conhecimentos para aplicar nas regionais, em caso de desastres naturais.
As atividades realizadas envolveram o planejamento e execução de serviços prestados a comunidade em caso de necessidade e calamidade. Com uma carga horária de 20 horas aulas, e cumpriu uma grade curricular com conhecimentos de Defesa Civil.
De acordo com o Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, Coronel Cantuária o Treinamento foi preparado para alinhar e nivelar os conhecimentos de Defesa Civil com os comandantes das unidades regionais do Corpo de Bombeiros para que possam desenvolver esse tipo de trabalho nos quartéis que atuam. “O trabalho da Defesa Civil Estadual tem objetivo de reduzir os desastres naturais, e para que isso aconteça realizamos esse treinamento para descentralizar o serviço, capacitando os comandantes das unidades regionais do CBMPA com mais conhecimento”, frisou o Coordenador adjunto. 

Fonte: http://bombeiros.pa.gov.br/ (adaptado)