7º GBM: Região do Baixo Amazonas recebe Curso de Atualização em Gestão de Risco e de Desastres

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Região do Baixo Amazonas recebe Curso de Atualização em Gestão de Risco e de Desastres

Com objetivo de promover uma cultura de gestão de risco, baseada nas principais tendências internacionais e nas políticas nacionais de desenvolvimento do país, foi realizado, de 27 a 30 do mês de Maio, no auditório do SENAC em Santarém, o Curso de Atualização em Gestão de Risco e de Desastres, que abordou de forma dinâmica e integral os elementos essenciais que compõem o risco como situação problemática e a gestão como processo político, metodológico e prático, permitindo atuar sobre as causas do risco e os efeitos dos desastres.

O curso faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizado em todo país através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A realização desta etapa é uma parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sob a organização regional da 4ª REDEC, o qual foi ministrado pelas consultoras do PNUD, Ana Maria Escurra e Ana Schwarz.

Dirigido, principalmente, às pessoas e entidades que participam ou têm responsabilidades na gestão de riscos e de desastres, contou com a participação de representantes dos municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Monte Alegre, Placas, Santarém e Terra Santa, além de 4ª REDEC e 4º GBM de Santarém, 5ª REDEC e 7º GBM de Itaituba e 9º GBM de Altamira.

O quadro conceitual e metodológico do curso foi desenvolvido de forma abrangente, de maneira a construir uma visão homogênea dos processos que compõe a Gestão do Risco de Desastres.





Fonte:http://www.bombeiros.pa.gov.br/