7º GBM: 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

terça-feira, 15 de abril de 2014

2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil


Foi aberta na manhã da última quinta-feira (10), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar) a segunda Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, sob o tema "Novos Paradigmas para o Sistema Nacional", que teve como principal objetivo debater propostas e diretrizes e eleger os delegados para a segunda Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em novembro do corrente ano.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Luiz Fernandes Rocha; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel BM João Hilberto Sousa de Figueiredo; representantes do I Comando Aéreo Regional e do IV Distrito Naval; do chefe do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), José Raimundo Abreu de Sousa; do Gerente Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Carlos Alberto Ribeiro de Freitas; do representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, César da Silva Santana; do Prefeito de Uruará e presidente da AMUT (Associação dos Municípios da Transamazônica), Everton Banha; além de representante da Prefeitura Municipal de Belém, entre outros.
O Coordenador da CEDEC e Comandante Geral do CBMPA, Coronel João Hilberto, defendeu o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil e disse que eventos como a atual conferência proporcionam a seus participantes uma gestão de conhecimento que deve ser usada na prevenção de desastres. Último orador da cerimônia de abertura, o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, falou da integração das políticas públicas e do Plano Estratégico de Segurança Pública do Estado, que divide o Pará em 15 regiões, obedecendo às peculiaridades de cada uma delas. Lembrou ainda da necessidade da elaboração de projetos e planejamento na área da Defesa Civil para facilitar a obtenção de recursos.
A primeira palestra da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil foi ministrada pela Sra. Suelen Gonçalves dos Anjos, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que abordou a organização e sistematização da 2ª Conferência Nacional, que será realizada em novembro.
Ao final dos trabalhos foram escolhidos 22 delegados, oriundos da sociedade civil; 17 representantes do poder público e agentes de defesa civil; 05 representantes da comunidade cientifica e 05 de conselho de classes, totalizando 49 delegados, que representarão o Estado do Pará, na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, no Distrito Federal em novembro.

Fonte: http://www.bombeiros.pa.gov.br (adaptado)