7º GBM: abril 2014

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Busca à Aeronava em Jacareacanga


Uma equipe de 07 Bombeiros do 7º GBM Itaituba, comandada pelo 2º Ten Vilhena, desde o dia 05 de abril 2014, estão compondo às equipes de busca a Aeronave Bimotor Beechcraft Baron 58 da empresa Jotan, pilotado pelo comandante Luís Feltrin, de 53 anos e com mais de 30 de experiência em voos na Amazônia, que desapareceu desde o dia 18 de março de 2014. O desaparecimento foi na região do Município de Jacareacanga há 400 km de Itaituba, além do piloto, estavam no avião quatro funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena: o motorista Ari Lima e as técnicas de enfermagem Raimunda Lúcia da Silva Costa, Rayline Sabrina Brito Campos e Luciney Aguiar de Sousa. Equipe do Fantástico passou três dias juntos com os Militares no meio da Floresta Amazônica para acompanhar, com exclusividade, as buscas. O ambiente onde estão sendo feito as buscas apresentam muitas dificuldades para as equipes de buscas, pois é uma área de reserva florestal e no momento está chovendo muito, dificultando assim o sucesso nas buscas. Além de que nesta região a mata é muito densa dificultando a visibilidade aérea e apresenta muitas áreas alagadas, contribuído para a ocorrência de animais peçonhentos, bem como animais de porte maior como “porco-do-mato” e “onças”, exigindo assim que as equipes andem armadas para resguardar a própria segurança. As chuvas prejudica muito o trabalho de busca? “Prejudica porque, se na floresta existir algum rastro, com a chuva já vai deixar de existir. Vai ficar complicado agora. Se a pessoa tiver algum conhecimento da floresta, ela consegue, porque a selva oferece alimento e oferece água. Mas se a pessoa não conhecer a selva, fica complicado. É muito quente, muito úmido, você transpira bastante e desidrata muito rápido”, afirmou o 2º Ten Vilhena.

 
 






  
 

terça-feira, 15 de abril de 2014

2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil


Foi aberta na manhã da última quinta-feira (10), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar) a segunda Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, sob o tema "Novos Paradigmas para o Sistema Nacional", que teve como principal objetivo debater propostas e diretrizes e eleger os delegados para a segunda Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em novembro do corrente ano.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Luiz Fernandes Rocha; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel BM João Hilberto Sousa de Figueiredo; representantes do I Comando Aéreo Regional e do IV Distrito Naval; do chefe do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), José Raimundo Abreu de Sousa; do Gerente Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Carlos Alberto Ribeiro de Freitas; do representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, César da Silva Santana; do Prefeito de Uruará e presidente da AMUT (Associação dos Municípios da Transamazônica), Everton Banha; além de representante da Prefeitura Municipal de Belém, entre outros.
O Coordenador da CEDEC e Comandante Geral do CBMPA, Coronel João Hilberto, defendeu o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil e disse que eventos como a atual conferência proporcionam a seus participantes uma gestão de conhecimento que deve ser usada na prevenção de desastres. Último orador da cerimônia de abertura, o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, falou da integração das políticas públicas e do Plano Estratégico de Segurança Pública do Estado, que divide o Pará em 15 regiões, obedecendo às peculiaridades de cada uma delas. Lembrou ainda da necessidade da elaboração de projetos e planejamento na área da Defesa Civil para facilitar a obtenção de recursos.
A primeira palestra da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil foi ministrada pela Sra. Suelen Gonçalves dos Anjos, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que abordou a organização e sistematização da 2ª Conferência Nacional, que será realizada em novembro.
Ao final dos trabalhos foram escolhidos 22 delegados, oriundos da sociedade civil; 17 representantes do poder público e agentes de defesa civil; 05 representantes da comunidade cientifica e 05 de conselho de classes, totalizando 49 delegados, que representarão o Estado do Pará, na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, no Distrito Federal em novembro.

Fonte: http://www.bombeiros.pa.gov.br (adaptado)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Busca ao Avião desaparecido


Uma equipe de 07 Bombeiros Militares do 7º GBM Itaituba seguiram no dia 05 de abril 2014 (sábado), a fim de fazerem parte das equipes de busca a Aeronave Bimotor Beechcraft Baron 58 da empresa Jotan desaparecido desde o dia 18 de março de 2014. Equipe formada por 01 mergulhador, 01 profissional especializado em operações de salvamento em altura e militares especializados em operações de busca e salvamento em área de selva. O Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros Militar de Itaituba seguiu junto com a equipe ao município de Jacareacanga a fim de apresentar a equipe de militares ao Comando de Busca e se inteirar das operações juntamente com Oficiais do Exército Brasileiro, FAB, pelotões civis, Defesa Civil Municipal, voluntários e familiares.

 
 
 
 
  


Fonte: 5º Seção / 7º GBM

Vacinação do Efetivo do 7º GBM


No dia 1 de Abril o efetivo do 7º GBM Itaituba recebeu a visita da equipe de saúde da SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde) de Itaituba, que efetuou a vacinação do efetivo contra Febre Amarela, Antitetânica, Hepatite B e Tríplice Viral. Visando a necessidade de imunizar os militares do 7º GBM, pois apesar de fazer parte da segurança pública, os Bombeiros, lidam diariamente com pessoas enfermas, o que aumenta potencialmente o risco de contaminação viral através dos atendimentos pré-hospitalares. Além do que, constantemente parte do efetivo se deslocam para missões em regiões hostis, justificando assim a necessidade de estarem em dia com suas vacinas. 

Fonte: 5º Seção/ 7ºGBM