Na madrugada de sábado (20) pra domingo (21), Itaituba foi atingida por uma chuva torrencial que durou mais de seis horas. Vários pontos da cidade ficaram alagados e dezenas de famílias se depararam com suas casas sendo invadidas pelas águas.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal, trabalharam intensamente no domingo, com o intuito de fazer a retirada das famílias das residências atingidas e detectar possíveis riscos posteriores.
Algumas áreas já são bem conhecidas, por terem sido alagadas em anos anteriores, no entanto com o término do inverno e sem ter para onde ir, as famílias insistem e acabam retornando para suas residências, mesmo sob o risco de ter que passar por tudo novamente.
O Major Tito, comandante do 7º GBM, citou que esta chuva veio de forma inesperada, pois até o nível do rio já começava a baixar. No entanto o Corpo de Bombeiros com suas equipes de 24 horas de serviço, estão alertas para quaisquer situações.
“Todos somos sabedores que as chuvas são fenômenos naturais. No entanto as enchentes são decorrentes da ocupação urbana desordenada, aliado a isto está também a questão cultural de preservarmos a cidade sempre limpa e fazermos a nossa parte jogando o lixo no seu destino correto. Pois o lixo descartado de forma inconsciente, entope bueiros e impede o curso normal da água causando o alagamento.” Comenta o Comandante.
Portanto o Corpo de Bombeiros aconselha que caso você esteja em áreas sujeitas a alagamento evite, ao máximo, pois terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos ficam imperceptíveis sob a água. Evitar esta próxima a morros ou áreas acidentadas, pois podem ocorrer riscos de deslizamentos de terra Muito cuidados com fiação elétrica exposta, pois pode causar acidentes graves. Durante uma enchente procure se proteger, e, evitar o máximo possível o contato com a água contaminada provenientes de esgotos, fossas e urina de ratos. Senão tiver como evitar o contato, use sempre calçado fechado.
Em caso de contato com agua poluída ou contaminada procure um Posto de Saúde para fins de vacinação.