7º GBM: novembro 2017

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Corpo de Bombeiros de Itaituba registra redução no índice de acidentes durante período de realização da Operação " Lei seca".

Alguns aspectos muito tradicionais do nosso cotidiano, como uma descontração após o trabalho, um chopinho com os amigos no fim de semana ou drinks em algum evento social, vão de encontro com a proibição de beber e dirigir.

As consequências do uso nocivo de álcool para a saúde são extensas, com número alto de morte implicadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool esteve relacionado a 4,7% das mortes.

O trânsito de qualquer natureza, no Brasil, tem grande parte de suas normas compiladas no Código de Trânsito Brasileiro. A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, também chamada de Lei Seca, é conhecida pelo seu rigor no que diz respeito ao consumo de álcool por motoristas. A finalidade dessa lei era disseminar uma mudança na cultura social: que não se visse mais como corriqueiro e normal o ato de beber e depois conduzir um veículo. 


Em Itaituba de acordo com dados estatísticos está entre os municípios com maior índice de acidentes de trânsito no Estado do Pará. De posse desses dados os Órgãos de Segurança Pública com reforço de um efetivo do Detran de Belém realizaram durante aproximadamente 20 dias uma Operação denominada " Lei Seca", este tipo de ação é realizada em todo o estado. 


Durante todo o período que foi realizada as blitz educativas e preventivas o 7° GBM/Itatituba registrou uma grande redução no índice de acidentes comprovados pelo setor de estatísticas do Grupamento.

ESTATÍSTICA DO 7º GBM REFERENTE AOS MESES DE SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2017

ACIDENTES ATENDIDOS PELO CORPO DE BOMBEIROS
ACIDENTES COM ÓBITO NO LOCAL
TOTAL
SETEMBRO                43
00
43
OUTUBRO                 38
01
39
NOVEMBRO              18
01
19


Além da redução na quantidade de atendimentos a acidentes de trânsito a operação de acordo com informações do Detran-Pa teve saldo de apreensão de mais de 50 veículos irregulares, mais de 70 pessoas foram apresentadas na Seccional de Polícia por Alcoolemia e uma pessoa também detida por estar passando informações da localização das blitz via aplicativo de redes sociais, para que os condutores com irregularidades pudessem evitar de passar pela fiscalização. 


Para o Ten Cel Ney Tito da Silva Azevedo Comandante do 7° GBM/Itaituba de acordo com o que foi comprovado estatisticamente só ressalta a importância de ações desta natureza, que só vem a somar para uma regularização e educação no trânsito do município, que nos últimos tempos os atendimentos à vitimas de acidentes automobilísticos tem sido uma das principais atividades realizadas pela corporação.



Por: CB BM Pedroso 5° Seção do 7° GBM

Com informações de Detran-Pa e Corpo de Bombeiros.