7º GBM: novembro 2015

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

2º Edição das Olipíadas do 7º GBM

Vem aí a 2º edição das olimpíadas do 7º GBM Itaituba. O comandante do 7º GBM, Ten Cel TITO, implantou em 2013 na unidade as Olimpíadas internas, e desta vez será a segunda edição do projeto. As provas exigirão eficiência e técnicas das atividades realizadas no cotidiano da profissão Bombeiro Militar, como salvamento aquático, salvamento terrestre, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. As provas terão caráter competitivo, no entanto visam prioritariamente o senso de trabalho em equipe e a integração entre os militares da unidade.

Todo o efetivo do 7º GBM estará empenhado nesta competição, que será dividido em equipes para a realização da competição.
Haverá premiação em troféu para a equipe campeã, além de medalhas a serem entregues ao final da competição na ocasião da confraternização de todo o efetivo do Grupamento.

 

Fonte: 5º Seção/ 7º GBM

1ª CORRIDA E CAMINHADA DO FOGO DO 7º GBM ITAITUBA

 Iniciou-se nesta quarta- feira, 11, as inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada do Fogo que será realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Itaituba. O evento que já é uma tradição em varias unidades pelo Brasil a fora, agora terá sua primeira edição realizada na cidade de Itaituba. O diferencial deste evento é que além de fomentar a prática de atividade física no município, tem ainda como objetivo alavancar a responsabilidade do 7º GBM com os projetos sociais em Itaituba-PA, além de estar angariando alimentos que posteriormente serão doados ao abrigo municipal.
 

A Corrida terá um percurso de 7 quilômetros e terá um caráter competitivo, já a caminhada terá um percurso de 3,5 quilômetros e terá caráter participativo, ambos aconteceram na manhã do dia 29 de novembro de 2015, com previsão de largada da corrida às 08h00min e a caminha às 08h15min. Na ocasião o tenente Luiz, subcomandante do 7º GBM, ressalta a importância dos participantes chegarem com antecedência de uma hora para evitar transtornos.
Os pontos de inscrição serão: o 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM), a loja Elite Militar e uma viatura itinerante que sempre estará localizada em pontos e horários estratégicos pela cidade. Para se inscrever é simples, basta procurar um desses pontos e levar dois quilos de alimento não perecível. 
Inscreva-se já e garanta o kit do atleta que, para os corredores será composto por camisa personalizada com a logomarca do evento, número de peito e chip de cronometragem (isso mesmo a corrida será monitorada por uma empresa especializada) que evitará fraude no evento e manterá todo um levantamento estatístico de todos os corredores que finalizarem o percurso. Já o kit para os participantes da caminhada será composto de camisa personalizada com a logomarca do evento e o número de peito. 

A corrida que terá caráter competitivo, terá PREMIAÇÃO para os 3 primeiros colocados de cada categoria (masculino, feminino e máster) com troféu e dinheiro (R$ 400,200 e 100) e para os demais concluintes será entregue uma medalha de participação personalizada. Já os concluintes da caminhada receberam o seu certificado de participação personalizado.
Portanto o corpo de bombeiros estará realizando um grande evento. INSCREVA-SE JÁ e ajude uma instituição de caridade! Faça parte do maior evento de corrida e caminhada de rua que Itaituba jamais viu: 1ª CORRIDA E CAMINHADA DO FOGO: CHAME OS BOMBEIROS! 


 Fonte: 5º Seção/7º GBM
Texto e Fotos: Ten Luiz
Edição: Cb Muniz

"Fogo no Mato"

Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado pelo homem (negligência ou imperícia), ou por causa natural (como descarga elétrica ou raio). Clima seco em que a umidade do ar não ultrapasse 20% influencia bastante para a incidência desse tipo de ocorrências.
No período de estiagem aumenta consideravelmente o número de ocorrências de fogo em vegetação no município de Itaituba. Em 2015 foi registrado nos meses de agosto, setembro e outubro número recorde de ocorrências dessa natureza, totalizando 142 atendidas por este Grupamento.
Considerando o aumento de ocorrências dessa magnitude, o Governo Federal com recursos BNDES e através do “Fundo Amazônia”, criou alguns polos no sentido de prevenir e combater as ocorrências nesse sentido. Onde no 7º GBM ficou implantado um polo e para isso foi contemplado com 02 (duas) Viaturas de combate incêndio florestal (ABTF-04 e AFR-13), além de especializar militares para trabalhar nessa área.

ABTF-04                                                                                                AFR-13
 

Desta forma, o Corpo de Bombeiros orienta a população em geral a não realizar o emprego do fogo como técnica para queimada de lixo doméstico ou vegetação, principalmente dentro do perímetro urbano, em que coloque em risco vidas ou bens materiais.

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, previsto no Art. 41 da Lei 12. 651/12 (Lei de Crimes Ambientais), com Pena de reclusão de 2 a 4 anos, assim como causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo sujeita o infrator a reclusão de 3 a 6 anos (Art. 250 do Código Penal). Portanto a prática de uso de fogo na vegetação é autorizada apenas em locais ou regiões peculiares de práticas agropastoris ou florestais, mas somente com autorização do órgão ambiental competente que irá repassar todas as orientações de segurança devidas.  



Fonte: 5ºSeção/7º GBM